terça-feira, 25 de setembro de 2012

Marcado! Mas por quem?



Esta semana li um artigo, que me colocou para pensar em algumas questões... "As 10 doenças mais estigmatizadas do mundo", um texto gostoso de ler, bastante informativo, mas a questão não é o texto em si, e sim o fato da Hiperidrose figurar nesta lista... Penso que não é uma grande surpresa, quem convive diariamente com a Hiperidrose, sabe dos desafios... Mas, fiquei pensando horas e horas nesta matéria, e mais, pensei também se realmente deveria fazer este Post... Porquê? Ah, penso não ser positivo ficar alimentando esta visão de "estigma"... Enfim, a matéria destaca as doenças mais "Marcadas", ou seja, patologias que por características específicas colocam seu portador à margem do "Normal"ou "aceito socialmente"... Bom, é inegável que a Hiperidrose, por motivos óbvios, em algumas situações acaba propiciando uma certa atmosfera de desconforto e constrangimento perante o social, inclusive, já ilustrei alguns destes momentos, aqui no "Além da Hiperidrose", mas me parece que no fim das contas o que realmente prevalece é a forma como se lida com a situação, então, saber que a Hiperidrose está nesta lista não altera muito as coisas...Altera?Talvez confirme de forma mais categórica aquilo que eu sempre soube, mas tenho certeza que existem tantas formas de lidar e encarar o fato de ter Hiperidrose, quanto existem pessoas com Hiperidrose no mundo!!E nesta imensidão, muitas pessoas não carregam este tal "estigma" que marca no subjetivo aquilo que é da ordem do social!!! Eu não estou tentando tapar o Sol com a peneira!!!Só quero analisar a situação de forma imparcial....Talvez eu possa mudar de idéia amanhã, mas hoje, é isto o que me parece certo...Eu não quero prender esta estrela amarela em meu braço... Estou cansado de ser Marcado!.... Ser Humano já é rótulo suficiente para mim... Momento Revolta??? Não, é só que, pelo pouco que aprendi, descobri que as pessoas só fazem com a gente aquilo que permitimos!!!! Somos iguais perante as nossas diferenças e por isso, eu não mereço levar pedradas por viver da melhor forma possível a minha singularidade!Estou me despindo da necessidade de seguir este tal "padrão" aceito socialmente....Nem que seja só esta noite! Vou esquecer que meu corpo foi Marcado!!




Referência:


Nenhum comentário:

Postar um comentário