domingo, 11 de novembro de 2012

Torneirinha



Socialmente, desempenhamos vários papéis... O papel de: Filho, Pai, Irmão, Aluno, Profissional... São títulos que nos marcam, nos sintetizam, nos traduzem em uma qualidade!!! Contudo eles não são o todo.... Há muito mais de nós além do título.... O rótulo nem sempre diz a verdade, porque ele é muito subjetivo!!!! Parece impossível fugir deles... As pessoas têm medo daquilo que não conhecem, em virtude disso não há cerimônias em nomenclaturar Tudo e todos... Seja lá do que for desde que nomeie!!! Lembro me das aulas de Psicanálise... Se não me engano é uma frase de Lacan... "Não nos relacionamos com as coisas, nós nos relacionamos com o nome.".... Eu já recebi muitas destas determinações... Alheias.... Algumas positivas, outras nem tanto....  Mas que da mesma forma me fizeram Eco.... Por algum conteúdo, que eu sei, já estava latente em mim!!!!..... Eu devia ter uns quatorze anos, estava em um curso preparatório para primeira comunhão, tipo um retiro.... Além de ter muita gente, era um salão abafado (pouco ventilado)....Eu estava de blusa.... Sempre estou de blusa.... Vários momentos marcantes neste dia, porém um em especial se tornou inesquecível, pelo aprendizado..... "Agora vamos todos dar as mãos, e rezar o Pai-nosso!"....Pelo amor de Deus será que uma pessoa não tem o direito de fazer suas orações, sem ser obrigado a pegar na mão dos outros???.... Minha mão suava excessivamente.... Pra variar.... Tentando evitar o constrangimento de molhar a mão das demais pessoas com meu suor... Cobri minha mão com a blusa.... Tá, meio Mico! Mas na hora me pareceu o menor dos!.... Ficamos de mãos dadas uns minutos até que todos silenciassem e se concentrassem...."Pai nosso que estais no céu, sant...."....Inesperadamente (diria até de forma meio agressiva) alguém (uma catequista) puxou as mangas da minha blusa para baixo, até a altura do cotovelo!!!Deve ter pensado que estava fazendo aquilo por alguma idiotice meio machista, para não tocar na mão dos meninos que estavam do meu lado... Não era!!!... Pele com Pele.... Algumas risadinhas meio abafadas.... Pelo menos a oração acabou rápido.... Doce ilusão..... "Agora, vamos rezar uma Ave-Maria...Agora um Santo-Anjo-do Senhor....Agora um Creio em-Deus-Pai..."....A esta altura o que antes eram apenas pequenas gotículas se pronunciando, já havia se tornado uma verdadeira goteira...As gotas geladas, como o coração daquela Bruxa insensível, escorriam pelo meu punho e facilmente gotejavam....Uma atrás  da outra formando duas pequenas pocinhas naquele chão acinzentado de cimento batido...."Pelo menos agora acabou!"....Não!.... "Agora vamos rezar uma Salve-Rainha....Agora vamos todos pronunciar em voz alta os dez mandamentos...Os sete sacramentos....Vamos rezar mais uma Ave-Maria....Amém!".....Naquele momento, eu só queria que o Apocalipse se anunciasse....Meteoros de Fogo dizimassem aquele lugar....Fendas se abrissem no chão e carregasse todo aquele povo pro quinto dos infernos! Quando toda aquela sessão acabou....Dei um olharzinho de ódio meio fulminante pra bendita, que puxou minha blusa....Ela tava meio sem graça...Dane-se!...Sentei....E até o fim daquele encontro "abençoado!".... Tive que aguentar aqueles praguentos me chamando de: Torneirinha, Zé gotinha, Pinga-Pinga........ A curto prazo, aquilo deu uma minada na minha Auto-estima!!! Bem tenso.... Mas como eu disse, já ganhei tantos apelidinhos "carinhosos" muitos deles muito piores que esses, inclusive independente da Hiperidrose..... Que depois de certa altura, fiquei meio anestesiado.... sublimação instantânea, se é que isso existe!!! Como diria Shakeaspeare: "Não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito".... Eu sempre escolhi ignorar, e focar em algo mais positivo.... Até mesmo porque esse tipo de título, não agrega nenhum valor a nossa imagem!!! Vamos combinar né, se for pra se preocupar que seja com algo caro, que realmente valha a pena.... Uma fonte de mármore branco talvez.... Mas definitivamente, não com uma Torneirinha qualquer!!!!

2 comentários:

  1. Não sei se um blog ainda publica.Mas,pesquisando na net sobre falha das digitais na autoescola encontrei sua matéria.Muito engraçado.Me vejo em quase tudo que escreve/descreve.Parabéns pela inciativa!!!

    Tenho passado por momentos constrangedores na autoescola.Decidi mudar de empresa.Vamos ver o que vai dá???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ainda Publico, mas ando meio displicente.... Fico feliz que tenha se identificado, e se divertido!!! Eu sei pelo q vc está passando. Acho q publiquei um ou dois textos sobre a minha experiencia na auto-escola.... Há outras situações q ainda não publiquei... A carteira de Habilitação em si é um grande desafio, e por vezes a Hiperidrose é um fator desmotivador, mas NÃO DESISTA! Eu tenho certeza que vai dar Tudo certo!!! Vai Ficar tudo Molhado no Final Mas você vai Conseguir!!!

      Excluir