domingo, 6 de maio de 2012

O Suor é uma função orgânica primordial.



O suor é uma função orgânica primordial...O suor é uma função orgânica primordial...O suor é uma função orgânica primordial...Pois é meus caros amigos, o suor é uma função orgânica primordial...Fiquem calmos não pirei na batatinha é só que, quem sabe se eu repetir bastante que o suor é uma função orgânica primordial, eu me convença de que no fundo eu fui privilegiado...Pense, se cada gota de suor fosse uma nota de um real, é mais ou menos como se eu tivesse ganhado sozinho na Mega Sena acumulada...Eh, talvez não seja tão bom como ganhar na Mega Sena né, mas enfim, já que não tenho escolha então deixa eu administrar meus milhões...De gotinhas de suor é claro!!!...Bom, mas afinal de contas porque o suor é uma função orgânica primordial???Para responder esta questão básica eu fiz um apanhado de alguns artigos que encontrei sobre o assunto... 
"O suor é um ultrafiltrado do plasma e sua composição depende da intensidade da sudorese, do estado de hidratação e de outros fatores" (Braz, 2005, p.14). 
"Sabe-se que diversos fatores influenciam a capacidade de produzir suor, como o estado de aclimatação ao calor, a capacidade aeróbica, o estado de hidratação do indivíduo, diferenças sexuais e a idade" (Ferreira et al, 2009, p.405). 
"A manutenção da normotermia nos animais homeotermos, como o homem, é uma função muito importante do sistema nervoso autônomo, tendo em vista que alterações mínimas da temperatura central podem acarretar alterações metabólicas e enzimáticas" (Braz, 2005, p.12).
"A sudorese é um processo muito efetivo de perda de calor por causa do elevado calor latente de evaporação da água" (Braz, 2005, p.14). Neste sentido, o suor pode ser considerado determinante para a termorregulação do organismo, admitindo sua fundamental importância para a manutenção da temperatura corporal em torno dos 36° C.
Além disso o suor é uma importante via de excreção, de possíveis substâncias tóxicas ao nosso organismo...é fato que o suor é indispensável para a nossa sobrevivência...Não queria ser repetitivo, mas é que considero isto muito importante...A questão é que o problema não é o suor em si... Mas o excesso!!!...A Hiperidrose é uma doença caracterizada por este excesso, quando o suor de nosso corpo excede o cumprimento de sua função (regular temperatura corporal, eliminar substâncias tóxicas...)...Então meus caros, se preocupem com o EXCESSO porque o Suor é uma função orgânica Primordial!!!!rsrsrsrsrs.


Referências:

Braz, José Reinaldo Cerqueira (2005). Fisiologia da termorregulação normal. São Paulo-SP. Revista Neurociências. V.13. N°3. Jul/Set. Recuperado em 27 de junho, de 2011, de: http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2005/RN%2013%20SUPLEMENTO/Pages%20from%20RN%2013%20SUPLEMENTO-2.pdf


Ferreira, J. B., Jr.; Oliveira, K.P.M; Fonseca, M.A; Coelho, L.G.M; Magalhães, F.C; Costa, F.V; Martini, A.R.P; Passos, R.L.F; Teixeira Coelho, F & Rodrigues, L.O.C. (2009). Distribuição regional do suor durante exercício progressivo até a fadiga. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Versão impressa ISSN 1807 – 5509. V.23. N°4. P. 405-414. São Paulo. Recuperado em 27 de agosto, de 2011 de: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbefe/v23n4/v23n4a09.pdf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário