sábado, 28 de abril de 2012

Esta conexão diferente, é uma questão de pele...





“A pele é o principal meio de contato do sujeito com o mundo e, se não o principal, certamente o primeiro, uma interface entre eu e o outro, entre mundo interno e externo” (Jorge Dias, 2007, p.60.)


Eu não posso falar por todas as pessoas com Hiperidrose (jamais teria tal pretenção), mas com certeza a minha visão reflete o sentimento de muitos que suam excessivamente assim como eu. Faz pouco tempo que iniciei  minha doce aventura de discorrer sobre este tema, mas neste curto espaço de tempo percebo o quanto minha visão tem amadurecido à respeito do que é a Hiperidrose Primária, e a função que ela tem em minha vida. Já deixei de realizar muitos sonhos e adiei muitas experiências, porque em algum momento achei que por suar como eu suo, eu não seria capaz...Mas como saber se não tentarmos???Todos os dias pessoas de todos os tipos, têm que enfrentar seus medos, suas inseguranças, seus preconceitos, superar um número infindável de diversidades...E à sua maneira, aceitando-se como são elas conseguem!! então porque eu não conseguiria???Não digo que, não tenho meus altos e baixos, mas afinal de contas quem não os tem?A diferença está justamente na forma como decido enfrentá-los!!! Derrepente  AGORA seja a hora daquele momento decisivo, de descobrir se aquilo que habita em meu imaginário realmente é real ou mero devaneio...Certa vez chico Xavier disse que "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode (re)começar agora e fazer um novo fim"... E ainda disse mais: "permito a todos serem como quiserem, e a mim como devo ser"... Talvez existam muitas interpretações para isto que ele disse, mas para mim parece uma carta de alforria...Não posso mudar o fato de que suo excessivamente, mas definitivamente posso mudar a forma como lido com este suor!!!! A frase que está destacada no início deste Post. Na minha concepção é uma frase muito emblemática...Principalmente para quem têm Hiperidrose, porque este contato que é descrito como a " interface entre mundo interno e externo, entre eu e o outro", se traduz em um grande Tabu, uma questão existencial muito complexa "Tocar ou não tocar, eis a questão"...O toque para quem têm Hiperidrose é quase como o pote de ouro no fim do arco íris, permeia os desejos mais profundos, mas parece só mais um sonho...Pois é, nós somos os únicos que podemos tornar nossos sonhos realidade, talvez não sejam tão românticos quanto a nossa fantasia (provavelmente serão mais molhados) mas enfim...O sabor da conquista deve valer à pena!!!



Referência:


Jorge Dias, Hericka Zogbi.(2007). Pele e psiquismo, psicossomática e relações objetais: Características relacionais de pacientes portadores de dermatoses.153 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós - graduação da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do RGS. RS.2007. Recuperado em 26 de junho de 2011 de: http://tede.pucrs.br/tde_arquivos/20/TDE-20080326T085531Z1095/Publico/399590.pdf.




Nenhum comentário:

Postar um comentário