sábado, 17 de março de 2012

Me consultando com o Sigmund Freud...



─ Senhor Sigmund Freud, vim aqui, pois tenho um problema... (risos). Imagino que as pessoas não venham lhe procurar por outro motivo não é... Enfim, tenho Hiperidrose...

Sigmund Freud ─ [...] Quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir, se convence que os mortais não podem ocultar nenhum segredo. Aquele que não fala com os lábios, fala com as pontas dos dedos: nós nos traímos por todos os poros [...]

─ O que você quer dizer com isso Freud?

Sigmund Freud ─ [...] Não somos apenas o que pensamos ser. Somos mais; somos também, o que lembramos e aquilo de que nos esquecemos; somos as palavras que trocamos, os enganos que cometemos, os impulsos a que cedemos... “sem querer” [...]

─ Você quer dizer que meu sintoma... É algo mais que suor?

Sigmund Freud ─  [...] Volte seus olhos para dentro, contemple suas próprias profundezas, aprenda primeiro a conhecer-se!Então, compreenderá por que está destinado a ficar doente e, talvez, evite adoecer no futuro [...]

─ Mas como?

Sigmund Freud ─ [...] setenta anos ensinaram-me a aceitar a vida com serena humildade [...]. Não, eu não sou pessimista, não enquanto tiver meus filhos, minha mulher e minhas flores! Não sou infeliz – ao menos não mais infeliz que os outros [...]

─ Isso é alguma metáfora? Desculpe, mas não estou conseguindo perceber...Minha santa Cassilda, aonde isto me levará?

Sigmund Freud ─ [...] Somos feitos de carne mais temos que viver como se fôssemos de ferro [...]

─ Vim aqui atrás de respostas, mas você está dando um nó em minha mente...

Sigmund Freud ─ [...] Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda [...]

─ Mudar? Eu queria apenas me livrar deste sintoma...

Sigmund Freud ─ [...] A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade [...]

─ Eu não agüento mais...

Sigmund Freud ─ [...] Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste [...]

─ Tudo bem... Mas será que pode ser um pouco mais claro... Compreendo que seu intuito é me levar a refletir... Mas... Pode ser um pouco mais objetivo? Minha mão já está escorrendo...

Sigmund Freud ─ [...] Seriamos melhores, se não fossemos tão bons [...] Se eu pudesse te dizer, aquilo que nunca te direi. Tu poderias entender... Aquilo que nem eu sei [...]

─ Quê???...Ain, pra mim já deu... Passar bem senhor Freud...

Algum tempo depois:

─ Velho maldito, paguei uma fortuna pra isso... Pra nada...

Alguns dias depois:

─ Porque ele disse aquilo??? Será que...

Alguns meses depois:

─ (apenas silêncio)...

Um insight depois:

─ Acho que ele...estava certo...


Desculpem-me mas eu não posso fazer este insight (capacidade de entender verdades escondidas...) por ninguém...Espero sinceramente que vocês compreendam a mensagem...Na dúvida Freud explica.

2 comentários:

  1. Olá... eu gostaria muito de saber de onde é essa frase:

    "Se eu pudesse te dizer, aquilo que nunca te direi. Tu poderias entender... Aquilo que nem eu sei"

    Em alguns lugares dizem que é do caso Dora, mas não encontrei nada concreto que provasse isso.

    A propósito, adorei o texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiz um compilado das frases célebres do Freud...Mas não saberia informar de qual de seus trabalhos elas foram recortadas... Mas também amo esta frase, é muito impactante!

      Excluir