domingo, 6 de maio de 2012

Vislumbrando um novo Horizonte...




“Tudo que se passa onde vivemos é em nós que se passa. Tudo que cessa no que vemos é em nós que cessa”. Fernando Pessoa.

Certa vez uma pessoa amiga me disse: "Não se preocupe, tudo nesta vida passa...As coisas boas, e as coisas ruins também...". Mas o fato delas passarem não significa que elas realmente foram embora. Em muitos momentos a lembrança é tão intensa que é como viver pela segunda, terceira, quarta vez, determinados acontecimentos...A única coisa que muda, é que desta vez é só uma lembrança, e se eu quiser posso à ressignificar, e talvez quando vivê-la pela quinta, sexta, sétima vez...Ela esteja mais distante, e diga menos sobre quem eu sou... Eu acredito plenamente no potencial de mudança do ser humano, para o bom ou para o mau nós somos capaz de qualquer coisa...Esta mudança pode ser lenta, quase imperceptível, mas ela acontece e se um dia nos damos conta, tudo ganha novo brilho, como se tivesse acabado de chover... Fernando Pessoa foi sábio em suas palavras, não existe nada do lado de fora, que antes não tenha sentido do lado de dentro... Tudo bem, sei que as coisas do mundo existiram, existem e existirão independente de mim... Mas a forma como eu as internalizo, experiencio, vivo, depende apenas de minha subjetividade... É na subjetividade que minha vida ganha sentido...É lá, que eu sou dono absoluto, criador, sou o Juiz benevolente que diz "você está livre" desatando as correntes; ou a Rainha de Copas que diz "Cortem as Cabeças!!!"... Não tenho todas as respostas, não conheço todas as perguntas, mas tenho as minhas respostas, para as mesmas perguntas... Em algum momento parei para pensar, afinal de contas do que fala esta postagem??? Cheguei a conclusão que ela simplesmente fala... Sobre Hiperidrose, sobre a vida, sobre mim, e dependendo de sua singularidade, também fala de você... 

"A palavra é o meu domínio sobre o mundo" 
Clarice lispector.

O Suor é uma função orgânica primordial.



O suor é uma função orgânica primordial...O suor é uma função orgânica primordial...O suor é uma função orgânica primordial...Pois é meus caros amigos, o suor é uma função orgânica primordial...Fiquem calmos não pirei na batatinha é só que, quem sabe se eu repetir bastante que o suor é uma função orgânica primordial, eu me convença de que no fundo eu fui privilegiado...Pense, se cada gota de suor fosse uma nota de um real, é mais ou menos como se eu tivesse ganhado sozinho na Mega Sena acumulada...Eh, talvez não seja tão bom como ganhar na Mega Sena né, mas enfim, já que não tenho escolha então deixa eu administrar meus milhões...De gotinhas de suor é claro!!!...Bom, mas afinal de contas porque o suor é uma função orgânica primordial???Para responder esta questão básica eu fiz um apanhado de alguns artigos que encontrei sobre o assunto... 
"O suor é um ultrafiltrado do plasma e sua composição depende da intensidade da sudorese, do estado de hidratação e de outros fatores" (Braz, 2005, p.14). 
"Sabe-se que diversos fatores influenciam a capacidade de produzir suor, como o estado de aclimatação ao calor, a capacidade aeróbica, o estado de hidratação do indivíduo, diferenças sexuais e a idade" (Ferreira et al, 2009, p.405). 
"A manutenção da normotermia nos animais homeotermos, como o homem, é uma função muito importante do sistema nervoso autônomo, tendo em vista que alterações mínimas da temperatura central podem acarretar alterações metabólicas e enzimáticas" (Braz, 2005, p.12).
"A sudorese é um processo muito efetivo de perda de calor por causa do elevado calor latente de evaporação da água" (Braz, 2005, p.14). Neste sentido, o suor pode ser considerado determinante para a termorregulação do organismo, admitindo sua fundamental importância para a manutenção da temperatura corporal em torno dos 36° C.
Além disso o suor é uma importante via de excreção, de possíveis substâncias tóxicas ao nosso organismo...é fato que o suor é indispensável para a nossa sobrevivência...Não queria ser repetitivo, mas é que considero isto muito importante...A questão é que o problema não é o suor em si... Mas o excesso!!!...A Hiperidrose é uma doença caracterizada por este excesso, quando o suor de nosso corpo excede o cumprimento de sua função (regular temperatura corporal, eliminar substâncias tóxicas...)...Então meus caros, se preocupem com o EXCESSO porque o Suor é uma função orgânica Primordial!!!!rsrsrsrsrs.


Referências:

Braz, José Reinaldo Cerqueira (2005). Fisiologia da termorregulação normal. São Paulo-SP. Revista Neurociências. V.13. N°3. Jul/Set. Recuperado em 27 de junho, de 2011, de: http://www.revistaneurociencias.com.br/edicoes/2005/RN%2013%20SUPLEMENTO/Pages%20from%20RN%2013%20SUPLEMENTO-2.pdf


Ferreira, J. B., Jr.; Oliveira, K.P.M; Fonseca, M.A; Coelho, L.G.M; Magalhães, F.C; Costa, F.V; Martini, A.R.P; Passos, R.L.F; Teixeira Coelho, F & Rodrigues, L.O.C. (2009). Distribuição regional do suor durante exercício progressivo até a fadiga. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. Versão impressa ISSN 1807 – 5509. V.23. N°4. P. 405-414. São Paulo. Recuperado em 27 de agosto, de 2011 de: http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rbefe/v23n4/v23n4a09.pdf.