Hoje o título de minha postagem é o mesmo de um dos livros mais completos que eu já encontrei sobre a Hiperidrose, incusive me arrisco a dizer que este é o único livro que eu encontrei sobre Hiperidrose...Enfim... "Suando em Bicas" é a obra literária da autora Regina Lunkes Diehl, uma Jornalista que decidiu relatar a sua História, de altos e baixos sempre acompanhada pela Hiperidrose, até o momento crucial onde segundo a própria autora ela "nasceu de novo aos 31 anos" e desta vez, pasmem, sem o suor excessivo!!! Este livro realmente nos faz acreditar que finais felizes existem, mesmo fora dos contos de fada!!!! Como eu disse á algumas postagens atrás, no meu caso, fiquei insatisfeito com o resultado da simpatectomia (procedimento cirúrgico a que pacientes com Hiperidrose são submetidos),porém em contrapartida acho importante ressaltar que cada caso é um caso, e como para Regina deu certo (após passar por mais de um procedimento cirúrgico) pode ser que para mais pessoas também dê!!!!!! Além de relatar algumas de suas experiências, que eu particularmente adorei, já que pude me ver em algumas situações bem características; O livro ainda aborda a Hiperidrose, pelo lado mais técnico, á partir da opinião médica, trazendo conceitos sobre a doença, os tratamentos, características da cirurgia, realmente é bastante completo, e o melhor é que sua linguagem é compreensível mesmo para os não médicos!!! A autora ainda foi sábia em reservar um capítulo apenas para discutir aquelas dúvidas que são mais frequentes, e ainda reservou um espaço para que o relato de pessoas com Hiperidrose se fizesse ser ouvido, este respeito para com as pessoas que tem Hiperidrose foi o que realmente me cativou!!!! O livro traz ainda dois anexos: um com as sábias palavras de uma Psicóloga e o outro com um breve questionário acerca da qualidade de vida de pacientes com Hiperidrose que se submeteram a cirurgia (um, antes e depois da operação). Gostaria de falar muito mais sobre este livro, porque ele realmente é muito rico, mas a minha intenção com este post é realmente só indicar esta leitura que além de muito agradável e reconfortante é super instrutiva, vale a pena!!!! Guardem o nome deste livro...Em breve voltarei a falar dele aqui no Blog!!!!
Traduzindo sentimentos de quem aprende diariamente a conviver com a Hiperidrose.
sábado, 10 de setembro de 2011
quinta-feira, 8 de setembro de 2011
O que é o Suor????
Eu acredito que para quem têm Hiperidrose, uma das palavras mais traumáticas que se pode ouvir é SUOR...Tá talvez eu esteja exagerando um pouco, mas é que depois de certo tempo, a vida de quem possui Hiperidrose, acaba girando em torno do tão famigerado suor, tamanho é o desconforto que esta patologia causa!! Mas afinal de contas o que é o suor?? E por que suamos?? Bom em poucas palavras podemos dizer que o suor é um ultrafiltrado do plasma (sangue), e a composição deste suor vai depender da sua intensidade e do nível de hidratação do indivíduo. O suor é um importante mecanismo de proteção do nosso organismo, dentre suas funções podemos destacar,a termorregulação, ou seja, em dias muito quentes ou durante atividades físicas intensas suamos para resfriar o corpo e manter a temperatura corporal adequada de aproximdamente 36°, suamos também para manter um nível de Hidratação adequado no organismo, para eliminar substâncias nocivas ou em excesso em nosso corpo, suamos para que nossa pele tenha uma testura adequada...entre outras. Portanto, o simples fato de suar em si não deve ser encarado como problema devido ás várias funções do suor no nosso organismo. TODO MUNDO SUA. Enfatizando que o que caracteriza a Hiperidrose é a produção de suor em quantidades excessivas, maiores que as necessárias para o nosso organismo funcionar adequadamente, e quando este suor em excesso começa a interferir na vida e nas atitudes do indivíduo!!! Então gente no fundo nosso verdadeiro inimigo não é o suor, e sim o excesso!!!!!
quarta-feira, 7 de setembro de 2011
Drª Marcia Donadussi.
Estou postando um vídeo da Drª Marcia Donadussi, ela é uma dermatologista, que vai falar um pouco sobre a Hiperidrose, acredito que é um vídeo de fácil assimilação e traz algumas informações bastante interssantes sobre a patologia. Pra quem estiver interessado nas informações é uma boa pedida!!!!Espero que gostem.
Hiperidrose Gustativa.
Na minha última postagem eu trouxe algumas informações a respeito da diferença entre a Hiperidrose Primária e a Hiperidrose Secundária. Hoje eu vou falar resumidamente sobre a Hiperidrose Gustativa, bom gente apesar dos diversos nomes no fim das contas é tudo suor excessivo, vamos dizer que a diferença primordial se encontra nos diferentes fatores que desencadeiam este suor. No caso da Hiperidrose Gustativa, o suor em excesso é resultado da ingestão de determinados alimentos, que naturalmente ativam o nosso sistema nervoso simpático (dentre as diversas funções que o sistema simpático tem no organismo devemos destacar a produção do suor). Bom alguns alimentos que figuram no topo desta lista são: Pimenta, Canela, Chocolate, Alho, Coentro, Gengibre, Café, Carne de Porco, Carne vermelha, alguns tipos de refrigerante, e até o chá gente, que parece ser uma bebidinha tão ingênua pode desencadear no nosso organismo esta resposta natural que leva ao suor. Obviamente ga ingestão destes alimentos por si só não determinam a Hiperidrose, até mesmo porque o suor é um mecanismo essêncial para, o funcionamento do nosso corpo, e porque cada organismo responde de determinada forma aos estímulos, nesta situação inclusive. Acho que cabe a dica, para quem tem Hiperidrose, de derrepente prestar um pouco mais de atenção, na resposta que o seu corpo dá quanto ingere estes alimentos. Eu tenho desenvolvido esta percepção, e de fato no meu caso os únicos alimentos que eu percebo, que influência é a pimenta, carne de porco e café, porém são alimentos que de modo geral eu consumo pouco e no final acho que o suor proveniente nestes casos está dentro do meu normal/anormal. Agora no meu caso um alimento que acaba comigo, que me faz suar mesmo, mas que eu adoro é o limão....Sério, quando eu como uma salada com muito limão, ou se eu bebo uma boa limonada já eras, o suor escorre da minha testa. Uma vez durante um almoço de família meu avô se assustou quando me viu suando tanto queria que minha mãe me levasse ao médico, disse que eu devia estar com "fraqueza no sangue ou anemia", por causa do meu biotipo fraquinho, mas sério quando ele viu meu "pratinho de pedreiro" ele descartou a hipótese!!!É só Hiperidrose mesmo.
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
Hiperidrose ou Hiperidrose???
A título de curiosidade, gostaria de falar um pouco sobre os tipos de Hiperidrose...Pois é existe mais que um...Na verdade existem dois tipos principais. A Hiperidrose Secundaria, que é quando a pessoa sua excessivamente porém existe um fator físico que justifique este suor como por exemplo: Diabetes Mellitus, Obesidade, Menopausa, gota, uso de certos medicamentos, ou até mesmo um disturbio da glândula tireóide ou da Hipófise. E também existe a Hiperidrose Primária, que apesar de apresentar uma influência genética, de fato não possui nenhuma causa física conhecida, por isso ela é considerada uma manifestação psicossomática, sendo também chamada de Hiperidrose emocional.
Assinar:
Postagens (Atom)